(11) 4122-6700 | (11) 4123-5677 | (11) 94886-0221

atendimento@fluxo.com
Tempo de leitura: 3 minutos |

Homens também têm varizes!

Há um senso comum de que as varizes afetam muito mais as mulheres que os homens. Mas talvez a diferença não seja tão grande assim.

Incidência das varizes nos homens

No maior estudo sobre varizes já realizado no Brasil, com 1755 pessoas, o professor Francisco de Humberto Maffei observou que as varizes dos membros inferiores estavam presentes em 30% dos homens contra 45% das mulheres da população de Botucatu, no interior de São Paulo.

No ano de 2000, outro autor, Cabral, analisando amostra da população de Belo Horizonte, Minas Gerais, observou que 34% dos homens eram portadores de varizes. Entretanto, a despeito da maior frequência de varizes em mulheres, um autor italiano relatou que os homens de 24 cidades italianas apresentavam maior acometimento varicoso das veias safenas.

Varizes em homem - Fluxo Clínica de Cirurgia Vascular

Varizes em homem jovem

Apesar da alta prevalência das varizes nos homens, estes são a minoria nos ambulatórios e consultórios especializados em cirurgia vascular. Habitualmente, quando os homens procuram o cirurgião vascular para tratamento das varizes, estas já se encontram em estado mais avançado. Muitas vezes com varizes de grosso calibre, inchaços, escurecimento da pele, feridas e até sangramentos varicosos.

Preconceitos sobre varizes nos homens

Parte do problema vem do conceito de que o homem, como provedor e sexo forte, não se pode dar ao luxo de tratar um problema de saúde antes que este cause algum tipo de complicação ou se torne mais grave. Outro aspecto cultural é o de que varizes é doença que somente as mulheres tratam por questões estéticas. Grande engano, pois as varizes complicadas são causas frequentes de afastamento do trabalho por complicações tais como tromboflebite, úlceras venosas e trombose venosa.

Talvez isso explique por que Lins e colaboradores, em um estudo realizado no Serviço de Cirurgia Vascular do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), em Recife (PE), Brasil denominado “Perfil epidemiológico de pacientes submetidos a tratamento cirúrgico de varizes de membros inferiores” somente 12,9% de homens com varizes.

Tais preconceitos devem ser derrubados e devemos tratar o problema das varizes nos homens de uma forma preventiva. Não é possível evitar que as varizes surjam, mas é plenamente possível evitar que elas compliquem, desde que sejam tratadas em fase inicial, evitando as complicações.

Tratamento das varizes nos homens

Hoje, grande parte do tratamento das varizes é ambulatorial e quando há necessidade de internação para cirurgia, esta pode ser realizada em regime de hospital-dia, internando pela manhã, operando e tendo alta à tarde ou noite. Métodos modernos de tratamento cirúrgico das varizes como LASER e Radiofrequência e escleroterapia de varizes com espuma ecoguiada favorecem o retorno rápido do paciente às suas atividades profissionais. Mesmo a cirurgia de varizes convencional, hoje minimamente invasiva, não exige grandes períodos de afastamento das atividades habituais.

Escleroterapia de varizes com espuma ecoguiada em regime ambulatorial - Fluxo Clínica de Cirurgia Vascular

Escleroterapia de varizes com espuma ecoguiada em regime ambulatorial

Observe suas pernas! Notando a presença de veias dilatadas ou vasinhos, além de inchaço, dores ou manchas escuras já vale a visita ao médico angiologista ou cirurgião vascular para aconselhamento e encaminhamento ao tratamento.
Lembre-se, prevenir sempre é melhor. Não deixe de procurar o médico para suas dúvidas e problemas de saúde. Ele é o profissional realmente habilitado para tratar de sua saúde.

Há diferenças no tratamento das varizes nos homens das varizes nas mulheres?

Em princípio, não há diferenças nas indicações e na forma de tratamento das varizes nos homens e nas mulheres, no entanto algumas características presentes em cada sexo podem mudar a evolução pós-operatória. Algumas delas:

  • Em grande parte das vezes, as cirurgias de varizes em homens são de maior porte. Como dito antes, em geral os homens deixam para procurar auxílio do médico vascular mais tardiamente;
  • As mulheres habitualmente têm maior porcentagem de gordura corporal proporcionalmente aos homens. Isso é natural e fisiológico. Mesmo que mulheres e homens não sejam obesos ou desnutridos, a mulher carrega filologicamente um maior teor de gordura corporal. E grande parte dessa gordura está localizada no subcutâneo, onde se localizam as varizes. Por conta disso, os hematomas e as equimoses tendem a ser maiores e durarem mais nas mulheres que nos homens. Mas no fim, todas as manchas roxas saem.

Referências para esse artigo:

  1. Perfil epidemiológico de pacientes submetidos a tratamento cirúrgico de varizes de membros inferiores
  2. Maffei FHA, Silveira PAM. Varizes dos membros inferiores: epidemiologia, patologia, etiopatogenia e fisiopatologia. In: Maffei FHA, Lastoria S, Yoshida WB, Rollo HA, Giannini M, Moura R. Editores. Doenças Vasculares Periféricas. 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2008. p.1713-28.
Share This