(11) 4122-6700 | (11) 4123-5677 | (11) 94886-0221

atendimento@fluxo.com

Varizes em Homens – A saúde vascular do sexo masculino

Possuir varizes nos membros inferiores não é exclusividade do sexo feminino.

No maior estudo sobre varizes realizado no Brasil, com 1755 pessoas, o professor Francisco Maffei observou que as varizes dos membros inferiores estavam presentes em 30% dos homens contra 45% das mulheres da população de Botucatú, no interior de São Paulo.
No ano de 2000, outro autor, Cabral, analisando amostra da população de Belo Horizonte, Minas Gerais, observou que 34% dos homens eram portadores de varizes. Entretanto, a despeito da maior frequência de varizes em mulheres, um autor italiano relatou que os homens de 24 cidades italianas apresentavam maior acometimento varicoso das veias safenas.
Apesar da alta prevalência das varizes nos homens, estes são a minoria nos ambulatórios e consultórios especializados em cirurgia vascular. Habitualmente, quando os homens procuram o cirurgião vascular para tratamento das varizes, estas já se encontram em estado mais avançado. Muitas vezes com varizes de grosso calibre, inchaços, escurecimento da pele, feridas e até sangramentos varicosos.
Parte do problema vem do conceito de que o homem, como provedor e sexo forte, não se pode dar ao luxo de tratar um problema de saúde antes que este cause algum tipo de complicação ou se torne mais grave. Outro aspecto cultural é o de que varizes é doença que somente as mulheres tratam por questões estéticas. Grande engano, pois as varizes complicadas são causas frequentes de afastamento do trabalho.
Tais preconceitos devem ser derrubados e tratarmos o problema das varizes com um aspecto preventivo. Não é possível evitar que as varizes surjam, mas é plenamente possível evitar que elas compliquem, desde que sejam tratadas em fase inicial, evitando as complicações.
Hoje, grande parte do tratamento das varizes é ambulatorial e quando há necessidade de internação para cirurgia, esta pode ser realizada em regime de hospital-dia, internando pela manhã, operando e tendo alta à tarde ou noite. Métodos modernos de tratamento cirúrgico das varizes como LASER e Radiofrequência favorecem o retorno rápido do paciente às suas atividades profissionais. Mesmo a cirurgia de varizes convencional, hoje minimamente invasiva, não exige grandes períodos de afastamento das atividades habituais.
Observe suas pernas! Notando a presença de veias dilatadas ou vasinhos, além de inchaço, dores ou manchas escuras já vale a visita ao médico especialista vascular para aconselhamento e encaminhamento ao tratamento.
Lembre-se, prevenir sempre é melhor. Não deixe de procurar o médico para suas dúvidas e problemas de saúde. Ele é o profissional realmente habilitado para tratar de sua saúde.
 
Robson Barbosa de Miranda
Angiologista, Cirurgião e Ecografista Vascular

Autor

Share This
Whatsapp