{ "@context": "http://schema.org", "@type": "MedicalWebPage", "name": "Entendendo Varizes: Como Escolher o Tratamento Ideal?", "url": "https://fluxo.com.br/qual-o-melhor-tratamento-para-varizes/", "description": "Um guia completo sobre varizes, seus sintomas, causas e tratamentos disponíveis.", "specialty": "Vascular Surgery", "author": { "@type": "Person", "name": "Dr. Robson Barbosa de Miranda" }, "image": "URL_DA_IMAGEM_DESTACADA", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "https://fluxo.com.br/qual-o-melhor-tratamento-para-varizes/" } }

(11) 4122-6700 | (11) 4123-5677 | (11) 94886-0221

atendimento@fluxo.com
Tempo de leitura: 4 minutos |

O objetivo principal do tratamento das varizes é obter um resultado que melhore a qualidade de vida e, sempre que possível, o bem-estar psicológico por melhora autoestima da(o) paciente. Mas qual o melhor tratamento para as varizes? Você verá nesse artigo que há vários fatores envolvidos nessa decisão.

O que são varizes e como elas aparecem?

As varizes são condições médicas comuns que podem ser causadas por vários fatores. As varizes aparecem como cordões azuis, roxos ou vermelhos na superfície da pele. Eles geralmente são encontrados nas pernas e pés, mas também podem afetar os braços e até o rosto (vasinhos ou telangiectasias).

cirurgia de varizes,cirurgia de varizes a laser,cirurgia de varizes antes e depois,cirurgia de varizes recuperação,cirurgia de varizes quanto tempo de repouso,tratamento de varizes,tratamento de varizes com espuma,tratamento de varizes a laser,tratamento para varizes,tratamento para varizes com espuma,tratamento para varizes a laser,varizes cirurgia de varizes,cirurgia de varizes a laser,cirurgia de varizes antes e depois,cirurgia de varizes recuperação,cirurgia de varizes quanto tempo de repouso,tratamento de varizes,tratamento de varizes com espuma,tratamento de varizes a laser,tratamento para varizes,tratamento para varizes com espuma,tratamento para varizes a laser,varizes

As varizes podem ter como fatores de risco a hereditariedade, gravidez, obesidade, ficar em pé por muito tempo ou sentado em uma posição por um longo período (principalmente nas atividades profissionais). Por exemplo, sentar-se por muito tempo pode aumentar a pressão venosa o que facilita o surgimento de varizes, quando o(a) paciente apresenta uma tendência genética para ter varizes.

Quais são os primeiros sinais e sintomas de varizes?

As varizes dilatações das veias, associado à função prejudicada da circulação. Eles geralmente ocorrem nas pernas e geralmente são encontrados perto do tornozelo. As varizes podem ser dolorosas, desconfortáveis e, às vezes, podem levar a outras complicações.

Os sintomas das varizes incluem:

Como funciona o tratamento para varizes?

As varizes podem ser tratadas usando uma variedade de tratamentos, incluindo cirurgia, escleroterapia (aplicação), meias de compressão e terapia a LASER.

Existem muitos tratamentos para varizes, mas alguns desses tratamentos precisam ser feitos repetidamente. Não se consegue curar as varizes, mas melhorá-las e vigiar o aparecimento de novas varizes. Dessa forma podemos tratá-las com métodos menos invasivos tão logo reapareçam.

O melhor tratamento é encontrar a causa e impedir que ela volte. A fim de parar o retorno das varizes (recorrência varicosa), é preciso descobrir, em primeiro lugar, porque eles apareceram.

Há duas diferentes estratégias de tratamentos das varizes que são utilizadas:

  1. tratamentos conservadores (sem intervenção cirúrgica);
  2. tratamentos intervencionistas.

São os chamados tratamentos conservadores (que visam exclusivamente melhorar os sintomas das varizes):

  • Meias de compressão;
  • Elevação das pernas;
  • Elevação da perna à noite;
  • Perda de peso em caso de sobrepeso ou obesidade;
  • Evitar ficar em pé por longos períodos;
  • Uso de medicações venotônicas (que agem nas veias).

São tratamentos intervencionistas (que visam eliminar as varizes):

Saiba mais sobre o tratamento das varizes com escleroterapia de varizes com espuma

O que esperar após a cirurgia de varizes?

Após a cirurgia de varizes, o (a) paciente vai para casa no mesmo dia (ou logo após o procedimento quando feito sob anestesia local no consultório) e a recuperação não exige muito repouso e, na maioria das vezes, a vida é quase normal.

Pede-se que evite permanecer muitas horas sentado(a) com as pernas pendentes ou em pé por longos períodos. É necessário andar.

É uma cirurgia que habitualmente dói pouco no pós-operatório e raramente é necessário usar analgésicos.

A meia elástica é recomendada por 3 motivos:

  1. Prevenção de inchaço;
  2. Prevenção de trombose;
  3. Conforto do paciente.

A maioria das cirurgias de varizes atualmente não necessitam de pontos, principalmente se a cirurgia foi realizada a LASER ou radiofrequência.

Geralmente entre 5-10 dias a maioria dos pacientes retoma suas vidas normais.

Algumas equimoses (arroxeados) vão surgir, mas a maioria desaparece após 15-20 dias.

Os Benefícios e Riscos Associados à Cirurgia de Varizes

Pode-se concluir que a cirurgia de varizes é um procedimento seguro e eficaz que pode proporcionar alívio da dor e desconforto causados pelas varizes.

Os benefícios da cirurgia de varizes são:

  • melhora da qualidade de vida;
  • prevenção de complicações;
  • redução da dor e desconforto;
  • melhora estética.

A taxa de complicações da cirurgia de varizes quando realizada por médico especialista em cirurgia vascular é muito baixa.

No entanto, há riscos associados à cirurgia de varizes e alguns deles são:

Porém, felizmente, complicações graves como essas acima são muito raras e quanto mais experiente o profissional e melhores as condições de tratamento, menores as chances de ocorrer.

O mais importante é ser tratada operada por um cirurgião vascular experiente nas diversas técnicas operatórias em uma instituição que ofereça segurança, mesmo que em ambiente ambulatorial.

Conclusão sobre o melhor tratamento para varizes

O tratamento das varizes depende de diversos fatores como a causa, o tamanho das varizes, a extensão das varizes, se há ou não feridas varicosas associadas e da disponibilidade das técnicas pela equipe que irá prover o tratamento. Cada caso tem que ser avaliado conforme os fatores aqui mencionados.

Share This