(11) 4122-6700 | (11) 4123-5677 | (11) 94886-0221

atendimento@fluxo.com

Causas das varizes

As causas das varizes nas pernas dependem de vários fatores que estão associados ao aparecimento ou maior gravidade da insuficiência venosa:

  1. Genética: as varizes, em última instância, são de origem genética. Algumas pessoas nascem com uma tendência à fragilidade das paredes das veias, favorecendo a dilatação das mesmas. Pelo fato do ser humano andar em duas pernas exclusivamente, o efeito da gravidade sobre as veias cria condições para a tendência à dilatação venosa.
  2. Sexo: as mulheres têm maior tendência a ter varizes que os homens, principalmente pelo efeito de um hormônio feminino chamado progesterona. Caracteristicamente na adolescência, as gestações e o climatério há maior intensidade de aparecimento de varizes.
  3. História familiar: descendentes de pessoas com varizes nas pernas têm maior probabilidade de apresentarem o mesmo problema; mas isto não é uma condição obrigatória, há pessoas que têm varizes sem que haja um parente sequer com o mesmo problema e outros, com pais com intensa doença varicosa, que não as apresentam.
  4. Idade: a medida que envelhecemos, nossas veias tornam-se mais frágeis favorecendo a formação de varizes pela dilatação das mesmas.
  5. Gestações: o efeito da progesterona é muito intenso na gestação, assim como a pressão do útero sobre as veias da pelve no último trimestre da gravidez, aumentando o efeito de dilatação venosa. Estatisticamente, mulheres com maior número de gestações apresentam mais varizes e com maior gravidade. Observe que todos os fatores associados ao aparecimento e gravidade das varizes nas pernas não ocorrem uniformemente e em notas as pessoas. Todos nós conhecemos mulheres que tiveram várias gestações e ainda assim não possuem tantas varizes; assim como temos conhecimento de pessoas que tem muitas varizes sem que seus pais tenham tido. O mesmo raciocínio vale para os demais fatores de risco.

Fatores de piora

Há condições que podem ser agravantes para as varizes:

  1. Obstipação intestinal: pessoas com intestino preso tem maior chance de terem varizes em maior quantidade.
  2. Contraceptivo Hormonal ou Terapia de Reposição Hormonal: essas substâncias hormonais favorecem a dilatação das veias para aquelas pessoas que apresentam tendência às varizes, mas essas não são, necessariamente contra-indicações para o tratamento hormonal, seja para anticoncepção ou terapia de reposição.
  3. Longos períodos sentado ou em pé: aumentam a pressão venosa porque não há contração muscular que ajude a “bombear” o sangue em direção ao coração.
  4. Obesidade: o aumento da massa corporal proporciona maior aumento da pressão venosa nas pernas.

Essas, portanto, são as condições de causa e de piora mais comuns relacionados às varizes nas pernas.


Dr. Robson Barbosa de Miranda é Angiologista, Cirurgião e Ecografista Vascular
Share This
Whatsapp