O LASER é uma tecnologia amplamente utilizada em diversas áreas da medicina, incluindo cirurgia vascular. Nos últimos anos, o uso do LASER tem sido cada vez mais amplo no tratamento cirúrgico de varizes, tanto para as grandes varizes (LASER endovenoso) quanto para as pequenas varizes e vasinhos (LASER transdérmico).
Além disso, o LASER é utilizado em áreas como dermatologia para tratamentos estéticos, oftalmologia para cirurgias e tratamento de lesões diabéticas, otorrinolaringologia para cirurgias de amígdalas, ginecologia para rejuvenescimento íntimo, proctologia para cirurgia de hemorróidas e até mesmo em cirurgia plástica.
O que é a cirurgia de varizes a Laser?
A cirurgia de varizes a laser é uma das novas técnica de tratamento das varizes pela metodologia de termoablação (tratamento por emissão de calor). A cirurgia de varizes a LASER tem como principal diferença da cirurgia de varizes tradicional o fato de substituir a retirada da safena e de algumas varizes mais calibrosas pelo tratamento endovascular (por dentro da veia). O que isto significa? A veia é “fechada” pela ação térmica causada pela fibra ótica do equipamento que transmite o raio laser até a parede da veia. Desta forma a veia não é retirada do corpo, é obstruída pelo efeito do LASER. Posteriormente, o tecido residual se torna uma cicatriz interna que é absorvida pelo próprio organismo, não deixando marcas ou cicatrizes grandes.
A fibra ótica radial emite o LASER 360º atingindo a parede da veia em toda sua circunferência.
Como é a técnica da cirurgia de varizes com laser endovenoso?
O procedimento de tratamento endovenoso das varizes com LASER, conhecido como Termoablação Venosa ou Endovenous Laser Therapy (EVLT), consiste na introdução de uma fibra óptica estéril no interior da veia através de uma punção guiada com ultrassom. A fibra óptica é então conduzida até o segmento inicial da veia safena a ser tratada, onde é emitida luz de alta energia que causa o esclerose (fechamento) da veia. Este procedimento é realizado em ambiente hospitalar ou em regime ambulatorial, dependendo do caso, e geralmente é realizado sob anestesia local ou bloqueio raquimedular.
A cirurgia de varizes a laser só pode ser realizada no hospital?
A cirurgia de varizes a LASER pode ser realizada tanto em ambiente hospitalar ou ambiente ambulatorial, com anestesia por raquianestesia, anestesia geral ou até mesmo anestesia local (diluída em soro e injetada ao redor da veia sob visualização com ultrassom). Quando é necessária a realização do procedimento em hospital, a paciente interna pela manhã, é operada e tem alta hospitalar à noite. Em algumas raras situações pode ser necessária internação por 24 horas.
O vídeo abaixo mostra, sinteticamente, o procedimento operatório de varizes a LASER.
Na cirurgia de varizes a laser é fundamental o uso do ultra-som Doppler intra-operatório. É com ele que guiamos a introdução e a progressão da fibra ótica por dentro do vaso sanguíneo. Também temos o controle do fechamento da veia após o LASER ter sido disparado. Com o ultrassom-Doppler obtemos a segurança de ter certeza de que a fibra ótica do LASER permanece dentro da veia safena durante todo o ato operatório. Após a veia ter sido tratada, o exame ultrassonográfico avalia se a mesma está completamente fechada e se as veias profundas estão completamente saudáveis. O filme abaixo demonstra a visualização da fibra ótica dentro da veia safena magna através da imagem do ultrassom intra-operatório.
O tratamento endovenoso das varizes com LASER é considerado a primeira opção para o tratamento de varizes que envolvem as veias safenas, de acordo com consensos médico-científicos internacionais.
Quais as vantagens da cirurgia de varizes a LASER?
Como todo método de tratamento intervencionista, este procedimento de tratamento de varizes com laser endovenoso possui vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em consideração pelo médico responsável e pelo paciente antes da realização do procedimento. Algumas vantagens do tratamento endovenoso das varizes com LASER incluem:
- procedimento minimamente invasivo;
- O tempo de recuperação curto;
- baixo risco de complicações.
- Diretrizes de sociedades médicas europeias e norte-americanas consideram a cirurgia de varizes a laser com resultados superiores à cirurgia tradicional;
- as mesmas sociedades médicas recomendam a cirurgia de varizes a LASER como primeira escolha no tratamento das veias safenas;
- menor necessidade de repouso que na cirurgia convencional de varizes;
- menor dor no pós-operatório;
- menos hematomas e equimoses (manchas roxas) no pós-operatório;
- ausência de incisões maiores, pois não será necessária a retirada das safenas;
- menor risco de infecção pós-operatória;
- possibilidade de tratamento ambulatorial em casos selecionados.
Quais as desvantagens e risco da técnica à laser na cirurgia de varizes?
Por outro lado, algumas desvantagens do procedimento incluem:
- Maior custo inicial do tratamento
- Possibilidade de dor no local da punção.
- Nos laseres mais antigos, risco de queima da pele.
Espero que com essas informações você tenha mais conhecimento das grandes vantagens da cirurgia de varizes a laser comparados à técnica de cirurgia convencional (retirada da veia safena) e também ao baixo risco de complicações da técnica a laser.