Como é feita a Cirurgia de varizes a LASER?
A cirurgia de varizes a LASER é realizada pelo que chamamos de técnica endovascular ou endoluminal, ou seja, por dentro do vaso. Enquanto na cirurgia de varizes convencional a veia é extraída, tirada do corpo; nas técnicas endoluminais a veia é eliminada por alguma ação que promovemos por dentro dela.
No caso da cirurgia de varizes a LASER, uma fibra óptica especial, própria para esse tipo de tratamento, é inserida por um pequeno furo na pele, dentro da veia. A fibra óptica conecta-se com um gerador LASER e, através dela o calor emitido pelo raio causa uma cauterização da veia em toda sua extensão doente. Todo processo é acompanhado pela ultrassonografia intraoperatória que nos fornece as imagens pelas quais orientamos o posicionamento da fibra. Você pode saber mais sobre essa técnica em um post que fizemos. Clique aqui para ver com imagens o procedimento de cirurgia de varizes a LASER.
Na cirurgia de varizes a LASER é necessário repouso?
A cirurgia de varizes tem se tornado, a cada década, cada vez mais um procedimento minimamente invasivo. O advento das tecnologias de tratamento vascular endoluminal (LASER, radiofrequência, espuma, etc.) trouxe uma aceleração nesse processo e hoje, a cirurgia de varizes tem se tornado em grande parte das vezes, um procedimento ambulatorial ou de hospital-dia (aquele que o(a) paciente nem mesmo dorme no hospital).
Como o principal componente que exigiria repouso no pós-operatório de cirurgia de varizes é a dor, sendo um procedimento minimamente invasivo, a cirurgia de varizes a laser necessita de muito pouco repouso. Na realidade, estimulamos o paciente a se mobilizar desde que não haja desconforto.
O LASER serve para todas as cirurgias de varizes?
A grande vantagem da cirurgia de varizes a LASER é quando a veia safena está doente. Como há a necessidade da fibra óptica ser introduzida na veia, esta necessita ter um diâmetro maior para que a fibra entre em seu interior. Outra questão é que a veia precisa ser relativamente “reta” já que a fibra óptica é semi-rígida e não faz “curvas” comuns em veias muito tortuosas. Dessa forma, o melhor aproveitamento do LASER na cirurgia de varizes é quando há a veia safena está insuficiente e tem indicação de ser extraída (no caso da cirurgia a LASER, cauterizada).
Qual anestesia é usada na cirurgia de varizes a LASER?
A cirurgia de varizes a LASER é muito versátil nas questões anestésicas. Pode ser feita sob anestesia local, bloqueio raquimedular e até mesmo anestesia geral. A escolha é feita pelo cirurgião, baseado nas condições clínicas dos pacientes, nas características da cirurgia a ser realizada e das expectativas do(a) paciente. Você pode ler um artigo bem interessante sob anestesia em cirurgia de varizes clicando aqui.
Qual a vantagem da cirurgia de varizes a LASER sobre a cirurgia de varizes convencional?
Ambas as cirurgias são efetivas e seguras. Ambas têm resultados bastante satisfatórios a longo prazo. No entanto, a cirurgia a LASER tem algumas vantagens sobre a convencional:
- Pode ser realizada sob anestesia local
- Menos dor no pós-operatório
- Menos hematomas e equimoses
- Recuperação mais rápida das atividades habituais e trabalho
- Ausência de incisões para retirada das safenas
Em resumo, o laser endovenoso é uma técnica eficaz e minimamente invasiva para tratar varizes. Como a cirurgia é realizada por um pequeno cateter inserido na veia afetada, é mais seguro e menos doloroso do que as técnicas cirúrgicas tradicionais, e a recuperação é geralmente mais rápida. Além disso, o laser endovenoso tem mostrado resultados eficazes na melhoria da aparência das varizes e na redução da dor e do desconforto associados a elas.
Se você está procurando uma solução eficaz para seus problemas de varizes, o laser endovenoso pode ser uma opção a considerar. Fale com seu médico para saber se esta técnica é adequada para você.
Essas são algumas perguntas comuns referentes à cirurgia de varizes usando a técnica de termoablação de varizes a laser. Você pode fazer uma pergunta sobre o tema no formulário abaixo.