Álcool x Saúde Vascular: por que o assunto merece sua atenção?

Conteúdo do Artigo

Alguns estudos recentes vêm apontando que o consumo moderado de algumas bebidas alcoólicas pode trazer benefícios para a saúde, porém, é importante ter cautela.
Este tipo de prática é muito comum entre os brasileiros, tendo inclusive uma estimativa de que em 2025 o país ultrapasse a marca de 10,1 litros anuais por pessoa. A diferença no consumo feminino e masculino também é alarmante, visto que os homens tendem a consumir mais de 13 litros por ano, enquanto as mulheres bebem uma média de 4 litros.

Tendo em vista que dentre os brasileiros que afirmam consumir este tipo de bebida, cerca de um terço já identificou ter ingerido em excesso, significa que precisamos ter cautela para que essas situações não comprometam a saúde do corpo.

Como a ingestão de bebidas alcoólicas pode interferir na saúde vascular?

Além de cirrose e dependência química, o álcool também pode provocar algumas patologias associadas ao sistema vascular. Dentre eles, podemos citar entre os mais comuns os edemas periféricos. A doença é caracterizada pelo inchaço dos membros inferiores (em sua totalidade ou de parte deles), associado à dor, formigamento, ulceração da pele e, em alguns casos, rigidez.

Vale frisar ainda que as bebidas alcoólicas também podem aumentar a morbidade e mortalidade associadas a outras doenças, como:

Acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC)

O consumo dessas bebidas, mesmo que de forma moderada, eleva a pressão sanguínea e o risco de um acidente vascular cerebral (AVC). Inclusive, uma ou duas doses diárias aumentam de 10% a 15% o risco de derrame. 

Para tratamento do AVC Isquêmico, é necessário desobstruir a artéria afetada. Já para o AVC hemorrágico, deve ser levado em conta um procedimento endovascular ou neurocirúrgico. 

Hipertensão 

É considerado um consumo excessivo de álcool quando em apenas uma ocasião, a pessoa consome pelo menos 4 doses. Essa prática é responsável por cerca de 10 a 30% dos casos de hipertensão arterial. Inclusive, vale destacar que a ingestão de bebidas alcoólicas sem alimentação pode desenvolver o risco de hipertensão arterial. 

Nos casos em que as pessoas que já possuem diagnóstico de hipertensão, as recomendações para consumo de álcool são limitadas em até duas bebidas diárias para homens e uma bebida para mulheres. 

Para realizar o monitoramento da evolução da doença, o ultrassom-Doppler arterial dos membros inferiores. Também é recomendado realizar o exame de Eco Doppler das carótidas e vertebrais

Infarto

Doses excessivas contribuem para o aumento da pressão arterial e os níveis de triglicérides (um tipo de gordura), duas condições que favorecem o aparecimento de infarto. Com isso, tiramos a conclusão que para evitar um infarto, é necessário diminuir o consumo de álcool, manter o controle da pressão arterial e do nível de colesterol, dentre outras práticas gerais para manter a saúde em dia.

Varizes

A dilatação vascular (vasodilatação) é um dos efeitos provocados pelo álcool, que tende a ocasionar o aparecimento de varizes e gerar prejuízos na qualidade de vida, assim como pode acarretar dor, inchaço nos membros inferiores, eventos trombóticos (tromboflebite), endurecimento e atrofia da pele e até mesmo feridas.

A insuficiência venosa é uma condição muito comum e pode afetar até 25% das mulheres e 15% dos homens acima dos 15 anos de idade. Porém, as estatísticas de prevalência podem ser diferentes ao se avaliar diversos grupos populacionais.

Além disso, é importante frisar que ao consumir um nível alto de álcool, o fígado se sobrecarrega e torna-se incapaz de exercer outras funções, como a filtração do sangue. Com esse efeito, o sangue fica mais grosso e viscoso, prejudicando o funcionamento das veias que já estão inflamadas e debilitando os músculos, o que pode complicar ainda mais a situação das varizes. 

Há duas diferentes estratégias de tratamentos das varizes que são utilizadas: o tratamento conservador (sem intervenção cirúrgica) e o tratamento intervencionista. Para identificar qual o melhor tratamento para as varizes, é de extrema importância procurar assistência médica especializada e garantir os cuidados com a sua saúde. 

Na Fluxo, você encontra uma equipe que é referência em saúde vascular e que está pronta para auxiliar e tirar suas dúvidas sobre a doença, bem como sobre o tratamento.

Agende agora mesmo a sua consulta!

Veja outros