Olhos Abertos para a Trombose
[lwptoc]
Dia 13 de Outubro, Dia Mundial da Trombose.
História do evento
O que é trombose?
Trombose é um termo abrangente que diz respeito a um coágulo sanguíneo obstruindo total ou parcialmente o fluxo normal de sangue em uma veia superficial ou profunda. O desenvolvimento de um quadro trombótico acontece mais frequentemente nas pernas, chamado Trombose Venosa Profunda (TVP). Outros tipos de trombose comuns são a embolia pulmonar e a tromboflebite.
- A diminuição da velocidade do fluxo sanguíneo normal pode ser causada por condições temporárias, como imobilizações ortopédicas, ou permanentes como em caso de paralisias e insuficiência cardíaca.
- Outro fator que contribui para o aparecimento de trombos venosa é a lesão da parede dos vasos, essas lesões surgem principalmente por danos de longo prazo causados por maus hábitos como tabagismo e dietas desregradas.
- Por fim existem certas condições, doenças e medicamentos como câncer, trombofilias, período pós operatório, gravidez e alguns métodos anticoncepcionais que deixam o sangue mais denso e favorecem a formação de trombos.
Causas de TVP
Sinais e sintomas da embolia pulmonar
- dor súbita no peito;
- dificuldade em respirar;
- tosse com sangue no escarro;
- aumento da frequência dos batimentos cardíacos
- febre.
Diagnóstico tromboembolismo venoso
Prevenção e tratamento da trombose venosa
A prevenção é possível através de ajustes comportamentais e de intervenção como o uso de meias elásticas compressivas, prática de exercícios físicos, cuidados pré e pós-operatórios em pacientes cirúrgicos e atenção redobrada em pacientes com câncer.
O tratamento normalmente é medicamentoso, com anticoagulantes injetáveis ou orais, mas pode exigir internação e até cirurgia em casos extremos.
O Dia Mundial da Trombose é um dia reservado para trazer atenção aos sinais e sintomas dessa doença, que não se resolve sozinha e que piora consideravelmente se não tratada, podendo ser fatal e/ou induzir outras doenças mais graves.