Conteúdo do Artigo

Biomédico pode fazer aplicação de vasinhos?

Você deve tratar com um médico mesmo que seja o tratamento realizado seja a aplicação de vasinhos com glicose.
Mas por que isso? Vou explicar… A doença venosa é muito mais que só vasinhos visíveis. Em quase totalidade das vezes os vasinhos visíveis esconde uma rede vascular doente que precisa ser tratada e que, em muitas vezes, são necessárias técnicas que um biomédico não pode usar.
Veias reticulares - Clínica Fluxo de Cirurgia Vascular

As veias reticulares são as azuladas, marcadas pelas marcas brancas.

Os vasinhos são a ponta do Iceberg de uma rede vascular doente.

Somente um cirurgião vascular ou angiologista tem a capacidade de identificar e diagnosticar essa visão mais ampla da doença venosa.
O exame clínico, a fleboscopia, a realidade aumentada, o ultrassom-doppler são ferramentas que necessitam conhecimento médico mas que são fundamentais para o bom diagnóstico e definição do tratamento adequado.
Vou citar um exemplo que aconteceu nessa semana. Uma paciente havia procurado uma das médicas da nossa clínica para tratar os vasinhos. Após exame clínico foi pré-indicado o tratamento dos vasinhos e das veias reticulares (veias varicosas de menor calibre) que nutriam os vasinhos e também foi solicitado. A dra. indicou a associação de duas técnicas, a escleroterapia (para os vasinhos) e o laser (para as veias reticulares). Entre a consulta inicial e o exame de ultrassom-Doppler solicitado pela doutora, a paciente experimentou “tratar” com uma biomédica (descobri porque enquanto eu fazia o exame de ultrassom-Doppler notei umas manchinhas na pele dela). O interessante foi que o “tratamento” foi completamente ineficaz porque a biomédica fez a aplicação só nos vasinhos porque, claro, não tinha conhecimento adequado para fazer o tratamento da forma correta. Mesmo que a biomédica tivesse conhecimento, não estaria autorizada a tratar porque o tratamento necessitaria de técnicas que biomédicos não podem usar. Portanto, nenhum efeito de melhora foi notado. Assim ela se convenceu que a abordagem terapêutica estava errada e que o melhor era tratar com a dra. que é especialista em cirurgia vascular.
Veja bem, há tratamentos nos quais o resultado mesmo com médico cirurgião vascular e angiologista podem ter resultado inadequado, considerando que a doença varicosa (mesmo que a apresentação seja só na forma de vasinhos) é bastante complexa. Se com um especialista o tratamento pode ser difícil, imagine com quem não entende da doença e “trata” de forma genérica e igual todos os casos de vasinhos, sem considerar um diagnóstico vascular correto.

Vasinhos são fáceis de tratar?

Aparentemente os vasinhos são condições fáceis de tratar. Esse é um pensamento incorreto. Cada vez mais, a doença venosa se torna desafiadora para nós, angiologistas e cirurgiões vasculares. Simpósios, Cursos, Congressos totalmente dedicados ao tratamento das varizes nas diversas fases da doença ocorrem a todo momento. Grande parte do nosso conhecimento tem sido obtido por inúmeros estudos internacionais e aplicados após estudo e treinamento.

Os vasinhos devem ser tratados cor angiologista ou cirurgião vascular.

Não é possível que um biomédico que “aprende” a fazer aplicação de vasinhos em um curso de 3-4 dias tenha a capacidade analítica para diagnosticar a doença venosa, e tenha a experiência necessária para fazer um tratamento de qualidade.
O domínio da técnica de escleroterapia de varizes por um especialista vascular leva em torno de 5 anos após ter passado por todo período de formação médica (6 anos) e residência médica em cirurgia de varizes (mais 4-5 anos).
Considere sempre fazer uma consulta e seu tratamento com um angiologista ou cirurgião vascular. No fim, mesmo a diferença de preços aparente será compensada por um tratamento mais bem fundamentado e pode, na verdade, fazer economizar tempo e dinheiro, além de obter o resultado desejado. Pense nisso!

Veja outros