Doutor, os vasinhos desaparecem logo na hora da aplicação?
A escleroterapia de varizes (aplicação de vasinhos) é um procedimento muito eficaz para tratamentos das telangiectasias (pequenas varizes com até 1 mm de diâmetro) e microvarizes. O objetivo é promover o desaparecimento dos vasinhos pela esclerose (“secagem”) dos mesmos.
Alguns pacientes me perguntam se os vasinhos desaparecem no momento em que é feita a aplicação. Muito dessa curiosidade deriva do que viram em alguns filmes no youtube, facebook ou em programas de televisão que, de forma pouco esclarecedora, apresentam uma sessão “milagrosa” de escleroterapia de varizes com uma ou outra técnica qualquer. Nessas situações, é filmado justamente o momento no qual o líquido é injetado na veia. O que acontece depois não é mostrado pelo vídeo e por isso fica a ideia de que os vasinhos desaparecem no momento do tratamento.
Quer saber mais sobre vasinhos:
- Seis perguntas sobre aplicação de vasinhos
- Escleroterapia de varizes
- Escleroterapia de varizes com espuma
Porque há o clareamento dos microvasos?
Muito embora ocorra o desaparecimento dos vasos no momento da injeção, isso ocorre porque o líquido esclerosante injetado no vasinho empurra o sangue daqueles outros vasos sanguíneos conectados, fazendo-os desaparecer. Entretanto, após a retirada da agulha, o sangue volta a reencher os vasinhos e aí sim o processo começa. O agente esclerosante é um produto químico (glicose hipertônica, polidocanol, ethamolin, glicerina crômica e outros) que pode ser injetado na forma líquida ou na forma de espuma. A substância injetada é agressiva à parede deste vasinho e desencadeia uma reação inflamatória local, de pouca repercussão clínica geral mas bastante efetiva para a secagem dos vasos.
O vídeo abaixo mostra o momento que o líquido é injetado. Observe o clareamento que ocorre no momento que o esclerosante entra no vaso, mas isso é só a garantia de que o líquido está injetado corretamente, o processo de esclerose mesmo só começa depois.
Os vasinhos desaparecerem na hora que é feita a aplicação?
Portanto, a resposta à questão acima é simples: “Não! Os vasinhos não desaparecem definitivamente imediatamente no momento da injeção da substância esclerosante. O processo apenas começa na hora da injeção. O desaparecimento imediato é a garantia de que o agente esclerosante foi injetado corretamente.”
Procure um Angiologista ou Cirurgião Vascular para tratamento de suas varizes e dos vasinhos. Este é o profissional treinado e habilitado para diagnosticar e tratar seus problemas circulatórios. Você pode encontrar um vascular com título de especialista na sua região através do website da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.