Recebi uma pergunta no nosso canal do YouTube: O tratamento dos vasinhos pode deixar manchas na pele? É compreensível entender a angústia relacionada aos resultados esperados em comparação com os resultados obtidos durante o tratamento de varizes e vasinhos.
O problema das manchas após o tratamento dos vasinhos
Vou lhe contar uma história: para os cirurgiões vasculares e angiologistas, as manchas são sempre um fantasma que ronda o tratamento, pois podem deixar-nos (pacientes e médicos) insatisfeitos com os resultados.
Há alguns anos, em uma palestra de uma dermatologista de como evitar e tratar manchas após o tratamento de varizes (essas palestras estão entre as mais concorridas nos congressos vasculares, expressando o tamanho do problema), ela comentou que TINHA PENA DOS VASCULARES porque a parte do corpo onde fazemos a maioria dos tratamentos vasculares (as pernas) é também o pior lugar para obter resultados estéticos.
Sempre soubemos disso (por razões extremamente técnicas que não há espaço aqui para detalhar). Porém a dermatologista também falou uma algo alentador:
“por outro lado, quase nenhuma das manchas decorrentes do tratamento ds vasinhos das varizes se tornam definitivas”.
Portanto, tempo é um fator crucial para o bom resultado de um tratamento que é claramente mais difícil que um tratamento estético na face, por exemplo. E, infelizmente as pessoas em geral esperam que o resultado de todo tratamento será imediato. E não é assim por vários motivos; alguns deles já citados.
É claro que um profissional inexperiente pode ter mais taxas de resultados indesejados. Mas na maioria das vezes, o tipo de vasos e o tipo da pele da paciente são os fatores mais importantes para a formação de manchas.
Sou professor e ensino residentes de cirurgia vascular e médicos especialistas recém-formados a tratarem os vasinhos, e a maior surpresa que eles têm é quando explico que eles têm que evitar a todo custo manchar a pele, usando a melhor técnica.
Ainda mais importante: saber qual paciente apresenta a maior probabilidade de manchar e DEIXAR MUITO CLARO ISSO ao paciente. Dessa forma, ambos colaboram com o tratamento de forma a evitar o resultado não satisfatório.
Por que podem surgir manchas após o tratamento de vasinhos?
Ao secarmos os vasinhos e as varizes, o sangue que está contido desses vasos sanguíneos pode ficar “aprisionado” e formar trombos (coágulos) minúsculos. Esses trombos represados dentro da veia que foi tratada, desencadeia uma reação inflamatória que pode levar ao extravasamento do conteúdo de sangue coagulado para fora da veia.
Como o sangue possui hemácias que são ricas em ferro (na molécula hemoglobina), ao extravasar esse ferro para fora do vaso sanguíneo, células de defesa chamadas macrófagos “engolem” (fagocitam) as moléculas de ferro que então serão depositadas na derme. O ferro da hemoglobina oxida e ganha uma cor de ferrugem (ou ocre) como uma tatuagem.
Obviamente, a maioria dos vasinhos que são esclerosados não chegam a formar essas manchas, mas aqueles vasinhos bem roxos e discretamente saltados na pele (ver foto abaixo) oferecem maior risco de que ocorram machas.
Como evitar as manchas decorrentes do tratamento de vasinhos.
E como fazemos isso?
- Sendo ainda mais cuidadosos;
- Coletando informações sobre tratamentos ou cirurgias prévias (como as cicatrizes se comportam);
- Diminuindo a intensidade do poder esclerosante da medicação usada;
- Fazendo o tratamento em mais sessões
- Fazendo drenagem precoce dos vasinhos que formam pequenos coágulos ao serem secadas;
Porém, tudo isso significa que o tempo do tratamento poderá ser mais longo e, às vezes mais custoso. É uma realidade e é uma limitação da técnica.
Além disso há uma outra situação: A EXPECTATIVA DO PACIENTE. É claro que o paciente está pagando para ter o melhor resultado, mas nem sempre isso ocorre a curto prazo. Devemos ter um pouco de paciência e não querer tratar essas manchas a qualquer custo com 3 meses ap[os surgir. Peles com componente genético negro ou asiático às vezes levam de 6 a 8 meses para clarear.
Como identificar os vasinhos e tipo de pele que podem manchar após a aplicação de vasinhos?
Vou dar um exemplo pessoal. Tenho uns vasinhos na coxa (sim! Cirurgiões Vasculares também têm vasinhos e varizes). Daqueles bem perigosos para manchar (aqueles bem roxinhos que chegam até saltar na pele). Uma vez fiz aplicação neles e, tiro e queda, ficaram pretinhos! E isso é o sinal de que vão manchar.
Existem algumas estratégias para usar nesses casos para diminuir a chance de mancharem, mas optei por não fazer. Quis ver quanto tempo minha pele ficaria manchada. Nem mesmo evitei sol. Levei minha vida normalmente. E lá se foram 10 meses! Hoje não tenho nem sinal deles, mas foram 10 MESES manchados. Eu sabia que isso aconteceria porque qualquer pancada, picada de inseto, arranhão do meu cachorro ou dos nossos gatos levam meses para clarear. Conheço minha pele, tenho um componente negro forte no meu código genético, portanto, tenho maior risco de manchar.
Essa e uma estratégia que uso muito com minhas pacientes, saber como a pele delas reage às agressões. Uma outra informação significante é que essas manchas que demoram a sumir depois de machucados são mais aparentes e duram mais quando ocorrem nas pernas.
Quando fazer o tratamento dos vasinhos quando há o potencial de manchar a pele?
O movimento dos nossos consultórios aumenta muito nos meses entre outubro e janeiro, quando as pessoas se preparam para o nosso verão. Boa parte das pacientes acham que um tratamento de varizes e vasinhos é rápido. Infelizmente, para a maioria das pessoas, não é assim. A angústia aumenta ainda mais porque ela procura o cirurgião vascular ou angiologista para tratar as varizes 2 ou 3 meses antes de suas férias, mas se frustram porque o tratamento não terminou tão rápido.
Se manchar após aplicação de vasinhos, como tratar?
Como escrito previamente, a maioria das manchas após escleroterapia de varizes desaparece espontaneamente após alguns meses. No entanto, algumas delas ainda deixarão um aspecto inestético. Nesses casos optamos por tratar ativamente. Existem algumas opções como o uso formulações clareadoras e, em casos selecionados, o laser Q-Switched ND-Yag.
Em algumas circunstâncias, ao percebermos o risco potencial de formação de manchas, podemos iniciar o uso de algumas substâncias que diminuem a possibilidade ou a intensidade das manchas. São fitoterápicos orais e tópicos que podemos prescrever.
Os casos mais graves podem necessitar de uma avaliação dermatológica para procedimentos despigmentantes mais específicos.
Devo evitar de tomar sol ou me bronzear após a aplicação de varizes?
Cada cirurgião vascular ou angiologista tem suas condutas, no entanto recomendamos evitar expor as pernas ao sol, após a aplicação de varizes e vasinhos até que os hematomas desapareçam. Caso haja pigmentação da pele, seu médico poderá estender um pouco mais esse prazo.
Há tempos queria fazer um post sobre esse tipo e sua pergunta facilitou a confecção desse artigo no meu blog. Espero que as explicações tenham ajudado, mas cuidado com tratamentos que prometem milagres para tratar as manchas que, na maioria das vezes, desaparecem espontaneamente após algum tempo.