(11) 4122-6700 | (11) 4123-5677 | (11) 94886-0221

atendimento@fluxo.com
Tempo de leitura: 3 minutos |

O que é vasculite?

Relacionada a um grupo de doenças que têm em comum a inflamação dos vasos sanguíneos, a vasculite é uma condição rara desde os vasos microscópicos, artérias ou até as veias. Este processo promove alterações na formação das paredes dos vasos sanguíneos, impactando no fornecimento de sangue para tecidos e órgãos do corpo humano, como rins, articulações, sistema nervoso central e vias respiratórias, deixando-os sem sangue o suficiente para manter o funcionamento. Infelizmente, há uma grande possibilidade de que o vaso afetado continue a apresentar alterações na estrutura.

Tipos de vasculite

Podemos classificar as vasculites a partir das condições primárias e secundárias, sendo ambas possíveis de surgir tanto para homens quanto para mulheres.

Vasculite Primária

As vasculites primárias são consideradas doenças mais raras e de causa pouco conhecida. Apesar disso, entende-se que sua característica é formada quando o vaso sanguíneo é o foco principal da doença, podendo atingir apenas um órgão ou tecido, ou simultaneamente em diversos órgãos e sistemas. 

Vale ressaltar que nos casos onde a vasculite atinge os sistemas, esta é intitulada de vasculite primária sistêmica.

Vasculite Secundária

Quando há um diagnóstico de vasculite secundária, significa que estamos tratando de uma doença de base. Ou seja, que este problema está relacionado a outra doença, as causas mais comuns estão atreladas a infecções por vírus, doenças autoimunes, a exemplo da artrite reumatoide ou lúpus, alguns tipos de câncer, como a leucemia e os linfomas e reações alérgicas a medicamentos.

Como identificar a vasculite?

Os sintomas da vasculite variam de acordo com a causa e regiões afetadas, mas podem evoluir para convulsões, dores abdominais, formigamento na região afetada, manchas roxo-azuladas na pele, fezes e urina com sangue, ataque cardíaco, disfunção renal, dor e inchaço nas articulações, sinusites, desenvolvimento de úlceras nasais, inflamações nos ouvidos, ardência nos olhos, falta de ar, tosse e até mesmo tosse com liberação de sangue pela boca.

No caso das vasculites sistêmicas, em que diversas áreas do corpo são comprometidas, a pessoa pode apresentar sintomas como febre, cansaço e dores articulares em um período de dias ou semanas, assim como perda de peso e falta de apetite.

Por ser um problema raro e com características oriundas de outras doenças (no caso da vasculite secundária, os sintomas aparecem de forma generalizada, sendo necessário o diagnóstico de um profissional especializado.

Principais tratamentos para a vasculite

O tratamento para a vasculite dependerá diretamente de sua classificação. Sendo assim, se o médico especialista diagnosticar o paciente com vasculite primária, o uso de medicamentos, bem como o acompanhamento médico periódico para acompanhar a regressão ou mesmo o avanço da doença é imprescindível, apesar de não haver possibilidade total de cura para a doença. 

 

Apesar de ainda não possuir indicativo de cura, o tratamento para controlar a vasculite consiste no uso de medicamentos, acompanhamento médico periódico para que possa haver uma análise de controle da doença e os possíveis efeitos colaterais.  existe possibilidade de tratamento para manejar a doença (tendo em vista a possibilidade de remissões curtas ou duradouras).  

Já no caso de tratamento das vasculites sistêmicas secundárias, a condição que determinará os meios será a doença de base,. Sendo assim, apenas um especialista poderá avaliar o caso e indicar as melhores formas para solucionar as queixas do paciente. 

De antemão, também é possível adotar hábitos de vida mais saudáveis e contribuir para a sua saúde. Uma boa alimentação pode ser o início de uma rotina equilibrada com foco na sua saúde vascular

Na Fluxo, você encontra uma equipe que é referência em saúde vascular e que está pronta para auxiliar e tirar suas dúvidas sobre a doença, bem como sobre o tratamento.

 

Agende agora mesmo a sua consulta!

Share This