O crossfit é uma modalidade esportiva que tem ganhado cada vez mais fama pela conquista do condicionamento físico. A partir da realização de diferentes movimentos atrelados ao uso de cargas, o crossfit promove ganho de massa muscular, força, resistência e definição dos músculos. Mas quem apresenta varizes pode praticar tais atividades?
É comum que pessoas com varize fiquem preocupadas em relação a prática de atividades físicas, principalmente aquelas de maior impacto. Porém, antes de ficar apreensivo com os exercícios, é importante lembrar que a falta deles é o maior problema.
O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento das varizes. Isso porque ao ficar muito tempo na mesma posição, o bombeamento de sangue é reduzido, fazendo com que as veias se dilatem e, com o tempo, a musculatura do corpo se torne enfraquecida. Ou seja, o risco de desenvolver varizes é mais preocupante para aqueles que não praticam atividades físicas do que para aqueles que praticam algum exercício. É importante manter um estilo de vida saudável para também evitar a obesidade, que aumenta consideravelmente o risco de varizes (principalmente em mulheres).
A importância do exercício para o funcionamento do fluxo vascular
Compreendendo as questões acima, é necessário conhecer como funciona o fluxo das veias para impulsionar o retorno do sangue ao coração e garantir uma boa funcionalidade da circulação.
As veias possuem tarefas de grande relevância no organismo, incluindo o armazenamento de 80% do sangue no corpo, controle de temperatura e ainda se responsabiliza pelo retorno do sangue ao coração sempre que o corpo se movimenta. Em contribuição a esse mecanismo, a panturrilha é um dos músculos de maior influência por ser responsável a 65% do retorno do sangue ao coração. Mas claro, todos os grupos musculares também têm grande influência sob esse sistema.
E se você já ouviu falar da importância da respiração na hora de realizar exercícios, é porque a respiração possui um papel importante no retorno sanguíneo. Ao realizar esta ação corretamente, o corpo gera uma variação de pressão entre a cavidade abdominal (barriga) e caixa torácica (tórax, região peitoral), contribuindo para o fluxo sanguíneo em direção ao coração por dentro das veias.
O fortalecimento do músculo também é fundamental para um bom funcionamento do corpo e consequentemente prevenir o desenvolvimento de varizes. Por isso, o crossfit se torna uma atividade recomendada para garantir um bom funcionamento da circulação e prevenção de várias doenças vasculares, inclusive varizes.
A partir do levantamento de dúvidas feitas pelos pacientes e observando a prática dessa modalidade esportiva, existem algumas práticas e cuidados que devem ser ressaltados:
- Grandes cargas de peso e outros exercícios de alto impacto podem aumentar a pressão sobre as veias e gerar problemas no retorno venoso e portanto, devem estar sob fiscalização do seu médico e um profissional de educação física.
- Dependendo do diagnóstico do tipo de varize, podem existir limitações para a prática de crossfit, sendo sempre necessário informar ao educador físico sobre a situação.
- Pacientes diagnosticados com a doença necessitam do acompanhamento de um médico angiologista e/ou cirurgião vascular para tratar e administrar o problema, orientando quais os exercícios recomendados de acordo com as individualidades do paciente.
- Não existe um exercício específico para quem tem varizes
- Pacientes com estágios menos avançados podem praticar qualquer atividade esportiva, desde que liberado pelo seu médico e educador físico.
Quais são os principais tipos de varizes?
Para auxiliar na identificação da doença e prevenir maiores problemas na sua saúde, podemos exemplificar os três principais tipos de varizes:
Veias varicosas do tronco (tronculares): localizadas próximo à superfície da pele. Possuem características espessas, torcidas, alongadas e, às vezes, tortuosas, que tendem a ocorrer nas pernas. É muito comum que cause complicações como a inflamação das varizes e a trombose venosa profunda.
Varizes reticulares: são as varizes caracterizadas pelo tamanho médio e podem se localizar encontradas em áreas como pernas, rosto e ao redor do nariz. Geralmente esse tipo de varize não representa um grande risco para a saúde.
Telangiectasias ou Aranhas Vasculares: Também conhecida como vasinhos, estes tipos de varizes são pequenos vasos sanguíneos dilatados perto da superfície da pele que afetam o retorno do sangue para o coração e podem provocar sensação de peso e cansaço. Deve ser lembrado que os vasinhos e as microvarizes são estágios de uma doença vascular crônica e evolutiva que ao se adiar o tratamento, a quantidade de vasos indesejados podem aumentar progressivamente.
O tratamento das varizes dependerá exclusivamente da análise e interpretação do médico especialista, mas algumas opções mais comuns não a escleroterapia, escleroterapia com espuma, cirurgia de microvarizes (microflebectomias), e CLAFS (laser transdérmico + escleroterapia com espuma)
Por isso, caso você opte por esta prática, lembre-se de informar as suas condições para o treinador e não deixe de buscar uma avaliação médica antes de ingressar no crossfit.
Agende agora mesmo a sua avaliação vascular!