Conteúdo do Artigo

 

Começamos o ano muito bem!

Nesta primeira semana de 2016 realizamos o treinamento do novo equipamento de ultrassom-Doppler vascular adquirido pela clínica. Este equipamento, topo de linha da marca Mindray, oferece diversos recursos de inovação em diagnóstico vascular não invasivo. Desses recursos, um dos mais promissores é a possibilidade de uso de contraste ultrassonográfico. Ao contrário dos contrastes radiológicos que podem ser tóxicos aos rins, o contraste ultrassonográfico é constituído por microbolhas de gás inerte que são menores que as células sanguíneas.

O uso do contraste ecográfico está revolucionando o diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças vasculares, notadamente após a cirurgia de aneurisma da aorta abdominal por via endovascular. Até há pouco tempo, o acompanhamento pós-operatório dessas cirurgias era realizado com exames de tomografia computadorizada. O problema da realização de muitas tomografias computadorizadas é a quantidade de radiação que o paciente é exposto e também a exposição ao contraste a base de iodo (com potencial alergênico e danoso aos rins).
Desta forma, o acompanhamento desses aneurismas pode ser realizado com ultrassom-Doppler e, caso haja suspeita de algum problema, o contraste ultrassonográfico pode ser usado para avaliar detalhes.
O treinamento foi realizado com a especialista em aplicação, Daniela Felix Lima, da empresa Medicalway, representante da empresa Mindray no Brasil e da especialista em aplicação Eliana Pires da empresa Bracco (fabricante do contraste Sonovue®)
Foi um dia bastante proveitoso e de acúmulo de conhecimento para o fantástico incremento de qualidade obtido pela clínica Fluxo com a incorporação desses avanços tecnológicos.

Treinamento em contraste vascular

Catiane Rocha, Daniela Lima, Robson Barbosa de Miranda e Eliana Pires no treinamento de técnicas com contraste ultrassonográfico

 

Veja outros